segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Núcleos urbanos antigos: Aldeia Galega da Merceana

O núcleo urbano antigo de uma terra é um legado histórico, um testemunho material das raízes e identidade dos seus habitantes.
Mais do que a atenção devida isoladamente a este ou aquele monumento, hoje privilegia-se o trecho, o conjunto arquitectónico ou urbano em que ele se insere.
Há casos em que o conceito de núcleo urbano antigo se poderá aplicar à área total da localidade. Noutros apenas se aplicará a uma rua ou a um largo.

Pelourinho e Casa da Rainha, década de 1930

 

“Aldeia Galega é hoje uma pequena povoação que parece ter adormecido no tempo” (O Concelho de Alenquer 1 – Subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia). Acrescente-se: no tempo em que foi extinto o concelho de que era sede (1855). Apresenta, na sua generalidade, notável equilíbrio e boa preservação. Destacam-se o Pelourinho Manuelino (Monumento Nacional), a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (Imóvel de Interesse Público), a Igreja da Misericórdia, a Casa da Rainha, a Capela do Espírito Santo, o Fontenário. Bons trechos de arquitectura civil, casas de lavradores abastados, adegas, e uma ou outra casa nobre como a da Quinta do Barão.


Núcleo urbano antigo de Aldeia Galega