sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Núcleos urbanos antigos: Abrigada

O núcleo urbano antigo de uma terra é um legado histórico, um testemunho material das raízes e identidade dos seus habitantes.
Mais do que a atenção devida isoladamente a este ou aquele monumento, hoje privilegia-se o trecho, o conjunto arquitectónico ou urbano em que ele se insere.
Há casos em que o conceito de núcleo urbano antigo se poderá aplicar à área total da localidade. Noutros apenas se aplicará a uma rua ou a um largo.


Palacete do Visconde da Abrigada, década de 1930


Abrigada

“Esta próspera povoação tem bastantes construções de valor e interesse arquitectónico” (O Concelho de Alenquer 1 – Subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia).
São facilmente perceptíveis os limites da povoação antiga, onde se encontram a Capela de São Roque, o Palacete do Visconde da Abrigada, brasonado, e outras casas, como aquela em que nasceu o estadista Mariano Cirilo de Carvalho, a Casa dos Mendonça (também chamada dos Silveira) ou a Casa Pimentel Teixeira (Casa da Sãozinha), também brasonada, ou uma série de adegas da segunda metade do século XIX, para citar alguns exemplos de edifícios de interesse histórico-arquitectónico.

Núcleo urbano antigo de Abrigada