terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Relatório de Inspecção de Escolas do Concelho (Abrigada, 1867)

Relatório de Inspecção sobre o estado das escolas públicas do concelho de Alenquer, do Professor e Inspector de Escolas António Augusto de Almeida, datado de Maio de 1867:   




                                                                                                      Ill. mo Snr.o

            Em conformidade com as ordens que de V. S.ª recebi, tenho a honra de enviar-lhe a inclusa exposição, num resumida por falta de tempo, do estado em que se acham as escholas publicas do Concelho. Como até ao dia 10 do próximo mez de Junho tenha forçosamente d’enviar ao Ministerio do reino o relatório da ultima inspecção, rogo por este motivo a V. S.ª se digne providenciar, afim de que no indicado dia, se ache em meu poder a cópia da acta da sessão em que tal assumpto seja tratado, para ser dirigida à Secretaria do referido Ministerio do Reino.

 Escola publica da freguesia de Abrigada

         A casa, mandada arranjar há pouco tempo pelo Professor é das mais decentes do concelho, tem bastante capacidade e as mais condições precisas. O mencionado funcionário emprega diligencia e zelo no ensino dos seus discípulos. Se por ventura não colhe tanto resultado como deseja, é por causas estranhas à sua vontade. Á visita de dia achavam-se presentes 14 alumnos, á de noite 14. No curso diurno há regular aproveitamento, em o nocturno, algum.